topo.png

Proximas Turmas

Navios

Galerias de Fotos

Perguntas Frequentes

 

O que é STCW ?

Sigla em inglês de “Standards of Training,Certification and Watchkeeping for Seafarers”. Em portugues "Curso Básico de Segurança de Navio". Nele você aprende técnicas de sobrevivência em caso de desastres, combate a incêndio, primeiros-socorros e relacionamento inter-pessoal.

O que é CFPN? 

Sigla em inglês de "Ship's Security Familiarization Course". Em portugues "Curso de Familiarização de Proteção de Navio". Nele você aprende os conhecimentos básicos sobre medidas de segurança a bordo de acordo com a legislação vigente, em águas marítimas nacionais e internacionais.  

 

Estes cursos são obrigatórios?

Sim. Como recomendado pela IMO e regulamentado pela NORMAM 24, da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, todos os profissionais que trabalham a bordo de Navios de Cruzeiro devem ter estes cursos, os quais são reconhecidos internacionalmente.

 

Que requisitos são exigidos para fazer este curso?

- Ser maior de 18 anos;
- Se brasileiro, apresentar RG e CPF(MF) e sendo  estrangeiro apresentar RNE, ou passaporte, e  CPF(MF);
- Ter o curso do Ensino Fundamental completo até a 9ª série, comprovado por atestado de escolaridade;
- Ter boas condições de saúde física e mental comprovado por atestado médico.

 

Qual idioma é essencial para trabalhar a bordo?

Todas as companhias possuem o inglês como idioma oficial, visto que um navio de cruzeiro pode ter até 30 nacionalidades diferentes trabalhando a bordo. Algumas companhias possuem preferência por mais de 1 de idioma dependendo da posição.

 

Preciso de Visto ?

A Cias que trabalhamos faz rotas que não precisa de visto. Caso seja necessário será visado.

 

O que é crew, staff?

Crew é todo o tripulante que trabalha nos bares, restaurantes e departamento de housekeeping do navio. Em geral os crews possuem os melhores salários, mas também possuem a maior carga horária de trabalho. O Staff são as pessoas que trabalham nos free-shops, cassinos, recepção, excursão, entretenimento e lojas de fotografia. Em geral ganham bem menos que os crews, exceto os funcionários de free-shop e fotografia que ganham comissão sobre vendas.

 

Quanto tempo dura o meu contrato?

O tempo de contrato para se trabalhar a bordo depende das companhias e do cargo, geralmente são de 6 a 8 meses.

 

Quanto irei ganhar?

Os salários variam de U$ 660 até U$ 2.000,00, varia de acordo com a sua posição. Alguns cargos possuem salário fixo, porém outros, como garçom e camareiro têm grande parte do salário proveniente de gorjetas, aonde o desempenho do funcionário será determinante para o valor adquirido. Portanto, quanto melhor o seu atendimento maior o valor que receberá.

 

Como é realizado o pagamento?

Normalmente a moeda utilizada é o Dólar americano, porém existem companhias que pagam em Euros. Os pagamentos podem dependendo da companhia, serem pagos semanal, quinzenal ou mensalmente.

 

Como funciona o acesso à telefone e internet no navio?

As companhias possuem este serviço à bordo para os tripulantes, mas é cobrado, pois os telefones e internet do navio funcionam via satélite e seu custo é elevado, sendo recomendado o uso somente em casos excepcionais. Caso queira se comunicar com alguém em terra, espere o navio parar em algum porto.

 

Quantos dias por semana irei trabalhar?

Em um navio não existe Day - off, o que existe é time-off, como por exemplo, um garçom de restaurante, que pode estar escalado para trabalhar no café da manhã, e no jantar num determinado dia da semana, tendo, portanto a tarde livre.

 

Posso ser re-contratado?

Pode, tudo dependerá do seu desempenho durante o contrato, lembre que o seu supervisor estará avaliando você sempre.

 

Onde eu embarco?

O local onde irá embarcar só será de conhecimento no dia em que a companhia informar sua data de embarque. Normalmente os embarques se realizam em outros países ou no Brasil.

 

Quando vou desembarcar? Quando vou saber do meu reembarque?

No dia do seu embarque você é comunicado sobre o dia que seu contrato vai terminar. Quando seu contrato termina, caso queira realizar mais um contrato a bordo, é só comunicar o sua agencia.

 

Poderei sair do navio, em algum porto?

Sim, você terá oportunidade de conhecer muitos lugares e pessoas diferentes, mas não poderá conhecer tudo na velocidade que gostaria. Isso vai depender da sua escala de trabalho no dia que o navio está parado. Em geral os crews possuem de 2 a 6 horas de folga em terra. Despesas pessoais (alimentação em terra, compras, ligações, etc) são a cargo do tripulante.

 

A companhia oferece seguro de saúde?

Sim. No ato da contratação a companhia é automaticamente obrigada a prestar toda a assistência médica ao tripulante em bordo, sem custos. Caso seja necessário, a companhia desembarca o tripulante e banca todas as despesas médico-hospitalares. Em alguns casos a companhia envia o tripulante ao país de origem para que o tratamento seja realizado e banca todas as despesas de deslocamento e tratamento.

 

É possível fazer uma carreira a bordo?

Sim. Para isso basta se destacar em sua função e ser bem avaliado por seus superiores. Geralmente as promoções acontecem depois do primeiro contrato. Existem casos de tripulantes que chegaram a cargos gerenciais em apenas 3 contratos. Depende de você saber onde quer chegar. As companhias gostam de pessoas que se façam carreira a bordo dos navios, pois com isso eles minimizam custos de treinamento e contratação de novos tripulantes.

 

Quanto tempo fico em terra de férias?

Em geral o tempo de férias é de 2 meses.